quinta-feira, 25 de julho de 2013

Casamento Campestre

Voltei...

Quantos não querem ter seu casamento realizado naquele clima gostoso do campo?
As flores, árvores, o lago, as piscinas e todo aquele clima de natureza realmente geram muito boas imagens, lindas fotos e um vídeo maravilhoso (quando o espaço é bem explorado pelos profissionais da imagem).

O fato é, deve-se tomar alguns cuidados antes de se decidir alugar uma chácara ou um buffet campestre ou qualquer que seja o local ao ar livre.

Preste atenção nessas dicas do Máfia do Casamento:
Primeiro ponto: Se você já sabe quando quer casar, já poderá ter uma boa idéia se vale ou não a pena fazer num sítio. Períodos de muito frio deixam seus convidados como pinguins, eles não curtem a festa direito e por mais que o local tenha aquecedores, não é legal. As pessoas ficam presas naquele local onde estão fixados os aquecedores e não aproveitam o lugar, toda aquela paisagem que você imaginou que eles curtiriam. O mesmo ocorre com ar condicionado.
Mesmo em períodos quentes, cuidado com o local que vai escolher, as vezes é numa cidade de interior onde sempre está muito frio.

Outro ponto é a distância: A comodidade de ter tudo reunido num só lugar é muito bacana. Sai da cerimônia no campo e já entra para a festa no salão, ou algo assim. Tira aquele stress de igreja longe da festa, aqueles transtornos de trânsito, convidados que se perdem a caminho da festa, que é muito chato, "santo GPS".
Mas por outro lado tem a questão da distância desse local. Alguns noivos escolhem chácaras muuuito distante do convívio da maioria de seus convidados. Tudo bem, o evento é seu? Vc faz onde quiser? Sim, mas um pouquinho de bom senso e compaixão com seus convidados não custa nada. Pode ser lindo o local que vcs viram, maravilhoso, mas dê mais uma pesquisada, um pouco mais perto de vcs devem ter mais locais tão bons quanto esse.
O pessoal chega atrasado, se perde, fica um clima chato. Padrinhos chegam depois do combinado, e por aí vai. E torce pra ninguém esquecer nada. Voltar dessa distância toda, nem pensar! Depois vou falar do check-list.

Quer mais uma dica? Nunca, mas nunca mesmo feche o local de seu casamento sem conhecer pessoalmente, e os dois juntos. Não se esqueça, os sites tem a arte de maquiar o local, as fotos das propagandas só mostram os pontos melhores e ainda de ângulos que tudo parece maior, mais bonito e mais chique. Não se engane apenas pelo atendimento por telefone ou email. Tire um dia com muita calma para visitar o local. Passeie pelos ambientes todos, pergunte muito, tire tudo que houver de dúvidas. Garanta que o pessoal passe muita segurança e que tudo que se prometeu estará no contrato. Visite um dia para conhecer, sem que haja evento no momento pois não será lhe dada a devida atenção e você não terá acesso a todos os ambientes.

O caminho: Repare desde a chegada se o caminho é, em sua maior parte, asfaltado, ruas iluminadas, placas do sítio indicando o caminho, se há sinal de celular próximo. Já cansei de ver gente chegando muito atrasada, locais mal sinalizados, mapas mal-feitos e sem sinal para se comunicarem. Ah, o mapa! Não esqueça dele junto com o convite.

Lembre-se, o tempo é imprevisível, principalmente em São Paulo, se chover como ficará esse local? Tem alguns sítios que nem chegam carros quando chove. Veja as ruas para caminhar lá dentro, são de terra pura, pedras, gramado? Lembre dos saltos altos.

Até parece que sou do contra né? Ao contrário disso eu sou a favor. A favor do seu casamento ser um sucesso e pra isso tenho que te alertar de coisas que venho vendo há muitos anos. Noivos leigos no assunto, é claro, mas que são mal ou nenhum pouco assessorados pelos profissionais contratados. Alguns contratam assessoras, outros não. Outros contratam pessoas que se dizem assessores mas que não sabem nem bem o que é um casamento. E ficam a ver navios no seu casamento. E como sempre falo, o que era pra seu seu grande sonho torna-se seu pesadelo...

Em se tratando de campo o maior vilão acaba sendo o tempo, não tem jeito! Veja se o local da celebração é coberto, e principalmente coberto para todos: Noivos, padrinhos, convidados, banda... Que deselegante só os noivos na cabaninha e seus convidados correndo da chuva... não faça essa maldade com eles, lá pode estar sua bisavó, seu amigo cadeirante, crianças, enfim. Escolha um local com cobertura completa, mesmo que seja de precaução, caso chova no dia, transfere do campo pra o galpão, sei lá, coisa do gênero.

Cuidado com o local da passagem dos noivos, se for gramado, coloca-se o tapete e muitas vezes ainda fica aquele piso irregular e as pessoas vão entrando e meio que tropeçando, outras caem, e a noiva, não quero nem pensar... Garanta que se apare muito bem a grama para evitar isso, que é muito comum.

Bom pessoal, esse assunto é muito rico, logo postarei o Casamento Campestre II - A missão... hehehe

Fiquem com Deus.
Qualquer dúvida diferente do que eu tenho postado, podem me escrever, terei o maior prazer em atendê-los.

Beijos,
Renato - Mafia do Casamento


2 comentários:

  1. Acho lindo o casamento no campo...mas fico pensando mto na chuva que pode estragar tudo...e nos preparativos ja ficamos tao preocupadas com tanta coisa que eliminei esta opção ,assim nao preciso me descabelar se perceber que no dia vai chover....rsrs

    Divulgarei seu blog no meu post de amanha...
    ate mais

    bjo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu, Nise.
      Que bom que tá curtindo as dicas, espero estar servindo pra alguma coisa...

      Quando é seu casamento?

      Excluir